segunda-feira, 25 de abril de 2022

 Título: Os Maias


Autor:

Partilha:

A incrível atuação dos personagens:
As personagens de "Os Maias" são as melhores coisas de "Os Mais"! Desde o início, quando são apresentadas diversas personagens no ramalhete você sente-se como um amigo destas. Porque cada personagem é moldada com uma personalidade diferente e única!
Desde o amigo tímido até ao mais emocionado (sim, ega), desde o seu amigo de infância até ao amigo dos seus pais (o fofuxo de Alencar).
Você vibra quando um amigo seu se apresenta! Ri com eles! Sente a música e diverte-se com eles (ao ler). Você sabe como [eles] vão agir quando entram em cena. E o mais interessante de tudo é que fofoca com eles, sim, quando não consegue guardar um segredo e conta para o seu melhor amigo... fazem aqueles planos para resolver um problema... vai a lugares... etc.

Sobre as duas últimas páginas:
A forma como "Os Maias" aborda o conflito entre o sentimento e  razão nas suas duas últimas duas páginas e sensacional. Os dois amigos João da Ega e Carlos da Maia, ao conversarem, desconstroem todo o romantismo e põem em causa a questão da razão das suas vidas ("E que somos nós? - exclamou Ega - que temos nós desde o colégio, desde o exame de latim? Românticas: isto é, indivíduos inferiores que se governam na vida pelo sentimento e não pela razão...").Criticam de modo muito sensato a forma como viveram até ali (românticos), o que faz o leitor identificar-se em alguns pontos e refletir sobre a forma como está lidando com os seus próprios sentimentos.
E, finalmente, dizem que não vão mais deixar-se levar pelos sentimentos até que no fim são levados de uma forma icónica pelo sentimento.

Bernardo Heimburger
12º M (2021/22)

Sem comentários:

Enviar um comentário