domingo, 12 de maio de 2013

Título: Um Momento Inesquecível
Autor: Nicholas Sparks

Partilha:
Este livro retrata a vida de uma adolescente, filha de um pastor, e de um rapaz de uma família tradicional, estes vivem em mundos completamente diferentes. Jamie é obcecada por todos os ideais da igreja e Landon é o seu oposto, gosta de festas e tenta fazer sempre mais para melhorar na sua vida social para poder entrar na Universidade.
Mas algo acontece na vida destes dois  adolescentes, apaixona-se, vivem momentos realmente diferentes …
Neste livro podemos ver que o realmente é o amor, mas será que este amor é capaz de sobreviver às divergências que a vida lhes impõe?


 “…-Amo-te, Jamie – disse-lhe.- És a melhor coisa que já me aconteceu.
Era a primeira vez que dizia aquelas palavras a alguém.  Quando imaginava pronunciá-las pensava sempre que iria ser difícil, mas não foi. Nunca antes tivera tanta a certeza de qualquer coisa.
Mas disse aquelas palavras, porém, Jamie baixou a cabeça e começou a chorar, encostando o corpo ao meu. Envolvi-a nos meus braços, perguntando-me o que se passava…”


Marta Carvalho, 11ºG (2012/13)

sexta-feira, 10 de maio de 2013

Título:
Romeu e Julieta
Autor:
William Shakespeare

Partilha:

É o melhor livro de romance para ler. É um livro maravilhoso que mistura diversos sentimentos, tanto conseguimos sentir alegria como uma imensa tristeza.
Já o li diversas vezes mas sempre que o releio sinto a mesma emoção.


Ariana Pinheiro, 11E (2019/20)


Ler Romeu e Julieta de William Shakespeare foi agradável pela forte mensagem de amor e também inspirador para outras leituras.

Diana Gonçalves, 11N (2012/13)
Título: O Grande Gatsby
Autor: F. Scott Fitzgerald
Partilha:

Adorei ler este livro porque me mostrou que a ignorância não significa apenas uma coisa terrível. Neste livro, ser ignorante perante algumas situações da vida é o melhor que se pode fazer. Fechar os olhos perante os problemas  era algo que eu considerava talvez um ato de cobardia, mas depois desta leitura começo a considerar outro ponto de vista. É um clássico da literatura que está escrito de uma maneira completamente perfeita e sublime e apresenta-nos histórias e personagens complexas e ao mesmo tempo tão humanas

Cláudia Rosário, 11N (2012/13)
Título:
Os Maias
Autor:
Eça de Queirós


Partilha:

Adorei ler Os Maias, porque para além de ser uma história cativante e de fácil leitura, Eça de Queirós através da ironia, consegue criticar a sociedade da época de forma sublime. Retiro também do livro uma importante lição: “Podemos tentar mas não há forma de fugir ao destino”.

Ana Catarina Ferreira, 11N (2012/13)
Título: O lado selvagem
Autor: Jon Krakauer
Editora: Editorial Presença

Partilha:

Adorei ler o livro O lado selvagem pois, para além de ser uma história verídica, que retrata um acontecimento e um estilo de vida pouco vulgar, é um livro que me fez pensar na vida e na forma como a vivo. Na verdade, o livro relata a aprendizagem da vida de Chis, um jovem inteligente e como ele escreveu num dos seus livros:” A felicidade só é verdadeira, quando partilhada!”

Catarina Barbosa, 11N (2012/13)
Título:
A melodia do adeus
Autor:
Nicholas Sparks
Editora:
Editorial Presença 
Partilha:
Este livro é maravilhoso, recomendo a sua leitura a toda a gente porque é um livro que trata de tudo: amor, dramas de adolescentes, mortes de família e decisões importantes. Dá uma grande lição de vida, pois apesar de tudo a personagem principal consegue ultrapassar os seus obstáculos.

Teresa Ribeiro, 10F (2012/13)
Título:
Darei vida aos teus dias
Autor:
Anne -Dauphine Julliand

Partilha:

O livro “Darei vida aos teus dias” é, sem dúvida, um livro com uma mensagem única: “Acrescentar vida aos dias quando já não se pode acrescentar dias à vida.”

Sara Esperança, 10F (2012/13)

quinta-feira, 9 de maio de 2013

Título:
Contos Exemplares
Autor:
Sofia de Mello Breyner Andresen

Partilha:

Não percas tempo a pensar no que podes fazer, pois no momento de agir, já pode ser tarde demais.  Contos Exemplares, O Homem.

10E (2012/13)
Título:
Para maiores de dezasseis

Autor:
Ana Saldanha

Editora:
Caminho

Partilha:

A vida é curta, não a desperdices com erros infantis…

Catarina, 10E (2012/13)
Título:
O Rapaz do Pijama às Riscas

Autor:
John Boyne

Editora:
ASA

Partilha:
Um dos livros que mais me agradou ler foi o “Rapaz do Pijama às Riscas”, porque na altura em que o li ajudou-me a perceber a matéria de História e também gostei, pois tinha uma história tocante.

José Costa, 10E (2012/13) 



“O Rapaz do Pijama às Riscas” é um livro que relata os tempos difíceis que se viveram durante a 2ª Guerra Mundial, recomendo a sua leitura a toda a gente.

João Oliveira, 10E (2012/13)
Título:
A alma Trocada
Autor:
Rosa Lobato Faria


Partilha:
Fala da discriminação que sente Teófilo, um homossexual, e o facto de se sentir revoltado por achar que a sua alma foi trocada.


Rita Morais, 10E (2012/13) 
Título:
O som e a fúria
Autor:
Wiliam Faulkner



Partilha:
É um romance, no qual o escritor utiliza uma técnica literária aprofundada, fluxo de consciência, em que tentamos decifrar o ponto de vista da personagem através de um exame psicológico acobardando-se a distinção entre consciente e inconsciente, a realidade e o desejo, as lembranças (da personagem) e a situação atual desta.
Aconselho vivamente a ler e a reler!



“Amanhã, e amanhã, e ainda outro amanhã

Arrastam-se nessa passada trivial do dia para a noite, da noite para o dia,

Até a última sílaba do registro dos tempos.
E todos os nossos ontens não fizeram mais que iluminar para os tolos
o caminho que leva ao pó da morte. Apaga-te, apaga-te, chama breve!
A vida não passa de uma sombra que caminha, um pobre ator
Que se pavoneia e se aflige sobre o palco 
Faz isso por uma hora e, depois, não se escuta mais sua voz.
É uma história contada por um idiota, cheia de som e fúria
E vazia de significado”.



Patrícia Fernandes 11ºG (2012/13)
Título:
Tudo o que ele sempre quis

Autor:
Anita Shreve

Editora:
ASA


Partilha:

Este livro conta a história de um amor absoluto que é destruído pelo ciúme. Considerei um livro muito interessante, pois na vida real, muitas vezes, é isto que acontece. 


Filipa Rodrigues, 11ºG (2012/13)