quarta-feira, 16 de maio de 2012


Título: O Perfume
Autor: Patrick Suskind
Editora: Editorial Presença

Resenha: Gostei imenso de ler esta história, foi dos melhores livros que li. É um livro muito descritivo, intenso e forte. O autor descreve de uma maneira tão extraordinária todos os odores que parece mesmo que os cheiramos, provocando por vezes sentimentos de repugnância ou de prazer ao lermos o livro.
É um livro muito interessante mas não é qualquer pessoa que o consegue ler. Apenas recomendo a leitura às pessoas que têm uma mente aberta e forte, pois pode provocar muitos sentimentos diferentes e várias maneiras de pensar.

Sofia Monteiro – 10ºG

Título: Diário de Anne Frank
Autor: Otto H. Frank e Mirjam Pressler
Editora: Record

Resenha: Adorei ler este livro, pois, acima de tudo, Anne Frank é uma  adolescente que teve que viver ”apagada” e longe do mundo para fugir às atrocidades dos alemães e consegue escrever uma “obra de arte” sem ter intenção de a publicar ou de se tornar famosa. O seu diário é, para mim, um dos mais comoventes testemunhos contra a injustiça social e a crueldade dos homens, bem como contra a guerra e as atrocidades cometidas naquele tempo e infelizmente, não só.
Recomendo esta obra a toda a gente mas, sobretudo às pessoas que lidam com adolescentes e jovens no seu dia a dia para compreenderem melhor os seus pensamentos e emoções.
Esta adolescente alemã conseguiu exprimir o que sentia de uma forma bastante madura, talvez devido ao isolamento, ao perigo que corria, ao medo e principalmente ao receio da morte.


André Ribeiro – 10º A

quinta-feira, 3 de maio de 2012


Título: Os filhos da droga
Autor: Christiane F.
Editora: Perspectivas & realidades

Resenha:

Este livro foi publicado em 1978 e escrito por dois jornalistas alemães baseado no depoimento de Christianne Vera Felscherinow. O livro surgiu de uma maneira inesperada, quando os dois jornalistas conheceram Christianne F. durante o julgamento em que ela era testemunha  e ficaram estupefactos com o seu depoimento.
Aos 12 anos Christianne  vê-se farta da escola e da vida, começa a relacionar-se com um novo grupo de amigos que se torna muito unido e começam a sair sempre juntos principalmente para a discoteca Sound. A vida de Christianne passa a ter mais sentido e começa a namorar com Detlev. No grupo é a única que não consome drogas e com o tempo começa a sentir-se deslocada.
Este é um dos meus livros preferidos talvez porque representa uma situação real que ainda hoje ocorre com grande frequência na nossa sociedade e consegue abrir-nos os olhos, ainda que de forma brutal, para o grave problema que a droga representa.

Sofia – 10º A