segunda-feira, 23 de abril de 2012


Título: A solidão dos números primos
Autor: Paolo Giordano
Editora: Bertrand Editora

Resenha:
Alice e Mattia, ambos  “números primos” são rejeitados e parecem destinados a ficar sozinhos sendo perseguidos por tragédias infantis que marcaram as suas vidas. Quando Alice e Mattia se conhecem em adolescentes eles reconhecem em si um sentimento similar e danificado, partilham os dois uma dor que mais ninguém compreende.
A história leva o leitor através de cada estádio das suas vidas: a estupidez  inocente da infância, o constrangimento de ser um adolescente e a autoavaliação da idade adulta.
Um livro surpreendente. As personagens parecem tão reais e bem construídas no seu próprio mundo (ainda que o livro salte décadas e vai alternando de Mattia para Alice).
Haverá pessoas que se identificam neste livro a vários níveis: quer tomando decisões, quer sentindo-se socialmente excluído ou mesmo querer comunicar os seus sentimentos e ficar paralisado pelo medo.

Catarina Alexandra -  10ºP







           Débora Gonçalves - 10ºP

Título: Flor do Deserto - Dos Desertos da Somália Até ao Mundo da Moda
Autor: Waris Dirie
Editora: Asa

Resenha:
“Estava à espera de uma grande faca, ma em vez disso retirou do saco um pequeno embrulho envolvido num estojo de algodão (…). Em seguida, senti que me cortavam a carne, os órgãos genitais.” (…)
“Quando conheci Dana, apaixonei-me finalmente e quis experimentar os prazeres do sexo com um homem. Se hoje me perguntassem: sabes o que é o prazer sexual? a minha resposta seria não, pelo menos no sentido convencional; sinto simplesmente prazer em estar fisicamente próxima de Dana porque o amo”.

O amor é mais que um sentimento é um prazer, um prazer vivido a dois.

Diana Soares, 10ºJ